Como transformar uma Propriedade Rural em Empreendimento Turístico

Atualizado: Jan 28



É comum a pessoas e famílias que possuem propriedades rurais que, em algum momento, surja a ideia ou possibilidade de transformar uma chácara, sítio ou fazenda em um empreendimento de lazer e turismo.

A possibilidade de implantar hotéis fazenda, pesque-pague ou pesqueiros, restaurantes rurais, equipamentos esportivos ou de agroturismo podem parecer a melhor oportunidade de aproveitamento da propriedade.

No entanto, é importante ter a ciência de que, ademais de atributos de deter recursos naturais como rios, matas, trilhas e cachoeiras, muitos outros fatores interferem para o sucesso ou fracasso de um novo negócio turístico.

Assim, é recomendável que todo negócio seja criado ou expandido com base em análise técnica e boas práticas de gestão.


O Plano de Negócios

O Plano de Negócios é uma das melhores ferramentas para minimizar fatores de risco na abertura de um novo negócio ou na sua expansão.

Sua construção deve ser objetiva e ter a participação efetiva dos empreendedores no desenvolvimento dos aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros, fundamentais ao planejamento do empreendimento.

O plano mercadológico auxilia a entender o mercado e definir como promover os serviços do negócio. Nesta etapa são trabalhados a análise ambiental (externa e interna); os objetivos do negócio; o mercado consumidor; o mercado concorrente; o mercado fornecedor; e as estratégias de marketing.

O plano operacional definirá como o novo negócio irá desenvolver e comercializar os serviços, ao avaliar a situação e estrutura da propriedade e equipamentos disponíveis; a capacidade comercial, os processos de comercialização e a necessidade de pessoal.

O plano financeiro irá definir necessidade de investimentos e a viabilidade do negócio, estabelecendo investimento fixo; investimentos financeiro e pré-operacional; custos variáveis; custos fixos mensais; depreciação e o demonstrativo de resultados; além dos indicadores de viabilidade.


Seguir o passo a passo das estas etapas de execução do Plano de Negócios permitirá aos empreendedores(as) desenvolver visão estratégica do futuro negócio; identificar eventuais problemas a tempo de serem corrigidos sem causarem grandes prejuízos; assimilar conceitos de gestão e testar a ideia no papel, verificando sua viabilidade.

Além disso, o plano confere confiabilidade ao projeto de negócio, auxiliando na busca por parcerias com potenciais investidores ou mesmo para a captação de recursos junto a instituições financeiras.


Implantação do Plano

É importante ressaltar, por fim, que o Plano de Negócios é apenas o início. O planejamento do negócio.

Os maiores desafios, dificuldades, vitórias e aprendizados virão durante a implantação e operação do negócio. Mãos à obra!


Conte conosco.


Veja mais sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=8jF4hI2sBkY&t=2s

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Viana de Paula Empreendimentos, Soluções e Resultados

  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social