É comum a pessoas e famílias que possuem propriedades rurais que, em algum momento, surja a ideia ou possibilidade de transformar uma chácara, sítio ou fazenda em um empreendimento de lazer e turismo.
A possibilidade de implantar hotéis fazenda, pesque-pague ou pesqueiros, restaurantes rurais, equipamentos esportivos ou de agroturismo podem parecer a melhor oportunidade de aproveitamento da propriedade.
No entanto, é importante ter a ciência de que, ademais de atributos de deter recursos naturais como rios, matas, trilhas e cachoeiras, muitos outros fatores interferem para o sucesso ou fracasso de um novo negócio turístico.
Assim, é recomendável que todo negócio seja criado ou expandido com base em análise técnica e boas práticas de gestão.
O Plano de Negócios
O Plano de Negócios é uma das melhores ferramentas para minimizar fatores de risco na abertura de um novo negócio ou na sua expansão.
Sua construção deve ser objetiva e ter a participação efetiva dos empreendedores no desenvolvimento dos aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros, fundamentais ao planejamento do empreendimento.
O plano mercadológico auxilia a entender o mercado e definir como promover os serviços do negócio. Nesta etapa são trabalhados a análise ambiental (externa e interna); os objetivos do negócio; o mercado consumidor; o mercado concorrente; o mercado fornecedor; e as estratégias de marketing.
O plano operacional definirá como o novo negócio irá desenvolver e comercializar os serviços, ao avaliar a situação e estrutura da propriedade e equipamentos disponíveis; a capacidade comercial, os processos de comercialização e a necessidade de pessoal.
O plano financeiro irá definir necessidade de investimentos e a viabilidade do negócio, estabelecendo investimento fixo; investimentos financeiro e pré-operacional; custos variáveis; custos fixos mensais; depreciação e o demonstrativo de resultados; além dos indicadores de viabilidade.
Seguir o passo a passo das estas etapas de execução do Plano de Negócios permitirá aos empreendedores(as) desenvolver visão estratégica do futuro negócio; identificar eventuais problemas a tempo de serem corrigidos sem causarem grandes prejuízos; assimilar conceitos de gestão e testar a ideia no papel, verificando sua viabilidade.
Além disso, o plano confere confiabilidade ao projeto de negócio, auxiliando na busca por parcerias com potenciais investidores ou mesmo para a captação de recursos junto a instituições financeiras.
Implantação do Plano
É importante ressaltar, por fim, que o Plano de Negócios é apenas o início. O planejamento do negócio.
Os maiores desafios, dificuldades, vitórias e aprendizados virão durante a implantação e operação do negócio. Mãos à obra!
Conte conosco.
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