top of page

Destinos Turísticos Inteligentes: Inovações que transformam o Turismo

Atualizado: 7 de fev.


Destinos Turísticos Inteligentes (DTI's) são localidades que utilizam tecnologia e inovação para aprimorar a experiência dos visitantes, otimizar a gestão urbana e melhorar a qualidade de vida.

A preparação e organização de cidades rumo a destinos inteligentes são fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos do turismo. A implementação de soluções tecnológicas, não apenas melhora a eficiência dos serviços, mas também promove a sustentabilidade e a segurança.

A coleta e análise de dados, por exemplo, possibilitam uma compreensão mais profunda dos padrões de visitação, permitindo a personalização de ofertas e o planejamento de infraestrutura.

A conectividade e a acessibilidade proporcionadas por essas iniciativas resultam em benefícios tangíveis para a comunidade e fortalecem a identidade cultural do destino.

Além disso, a comunicação instantânea via dispositivos móveis contribui para a segurança dos turistas e a disseminação de informações relevantes.

Para se tornar um DTI no Brasil, a cidade precisa abranger nove pilares, como Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção, Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte e Criatividade.

A conectividade e a acessibilidade proporcionadas por essas iniciativas resultam em benefícios tangíveis para a comunidade e fortalecem a identidade cultural do destino.

As cidades recebem a certificação após cumprir 80% dos requisitos do plano de transformação. Recentemente, dez cidades brasileiras, incluindo Foz do Iguaçu, Bonito, Gramado e Fortaleza, dentre outras, receberam a certificação.

Em suma, a preparação e organização de cidades turísticas para se tornarem destinos inteligentes são investimentos estratégicos.

Ao abraçar a inovação, as cidades podem maximizar os benefícios do turismo, garantindo uma experiência mais fluida e enriquecedora para visitantes e moradores.

 

Quer saber mais sobre Destinos Turísticos Inteligentes, faça contato conosco!!


André Viana de Paula

Consultor em Turismo e Desenvolvimento Local


--

Fonte: Ministério do Turismo

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page